Cursos

Ergonomia na Operação e Gestão de Tele Atendimento e Telemarketing.

Área: Segurança e Saúde no Trabalho
Carga horária: 4 horas
Modalidade: Educação Corporativa

Público-alvo

Todas as empresas que tenham trabalhadores atuando na operação de tele atendimento e telemarketing.

Conteúdos

  • noções sobre os fatores de risco para a saúde em teleatendimento/telemarketing;
  • medidas de prevenção indicadas para a redução dos riscos relacionados ao trabalho;
  • informações sobre os sintomas de adoecimento que possam estar relacionados a atividade de teleatendimento/telemarketing, principalmente os que envolvem o sistema osteomuscular, a saúde mental, as funções vocais, auditivas e acuidade visual dos trabalhadores;
  • informações sobre a utilização correta dos mecanismos de ajuste do mobiliário e dos equipamentos dos postos de trabalho, incluindo orientação para alternância de orelhas no uso dos fones mono ou bi-auriculares e limpeza e substituição de tubos de voz;
  • duração de 04 (quatro) horas na admissão e reciclagem a cada 06 (seis) meses, independentemente de campanhas educativas que sejam promovidas pelos empregadores;
  • distribuição obrigatória de material didático impresso com o conteúdo apresentado;
  • realização durante a jornada de trabalho.

Obrigatoriedade Legal>

NR 17, Anexo II, Item 6
Todos os trabalhadores de operação e de gestão devem receber capacitação que proporcione conhecer as formas de adoecimento relacionadas à sua atividade, suas causas, efeitos sobre a saúde e medidas de prevenção.

NR 17, Anexo II, Item 6.2
Os trabalhadores devem receber qualificação adicional à capacitação obrigatória referida no item anterior quando forem introduzidos novos fatores de risco decorrentes de métodos, equipamentos, tipos específicos de atendimento, mudanças gerenciais ou de procedimentos.

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