Notícias

Abril Verde engaja gestores na prevenção a acidentes no trabalho

Segunda-feira, 22 de abril de 2019

Seminários reuniram empresários, gestores, profissionais de RH e das áreas de segurança e saúde no trabalho

O engajamento dos gestores e dos profissionais de segurança e saúde no trabalho das empresas é vital para reduzir acidentes laborais. É por isso que o movimento Abril Verde aposta neste público para alcançar seus objetivos: contribuir para diminuir este tipo de ocorrência, que vitimou 4.051 trabalhadores em Alagoas, somente em 2017. Os números são do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho, da Previdência.

Os seminários da campanha – realizados na Casa da Indústria, em Maceió, no último dia 12, e no Teatro do Sesi, em Arapiraca, no último dia 16 – reuniram empresários, gestores, profissionais de recursos humanos e das áreas de segurança e saúde no trabalho.

O instrutor de Saúde e Segurança no Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi), Walber Pitombeira, explica que conscientizar este público é importante porque ele tem o poder de implantar nas empresas a cultura da prevenção.

“É a gestão de saúde e segurança no trabalho que está em jogo. É isso que tem que ser cumprido, tem que ser reformulado. Se pensa muito no último dispositivo, que é o EPI (equipamento de proteção individual), então, vamos pensar primeiro em prevenir, primeiro em gestão”, disse ele, ao lembrar que neste ano o Brasil viveu tragédias que poderiam ter sido evitadas.

Além de palestras sobre temas como “Desafios do eSocial em Segurança e Saúde no Trabalho”, ministradas pelo engenheiro de SST do Sesi, Alexandre Calzado, os seminários levam informação de forma leve e descontraída com apresentações do Teatro Socioeducativo do Sesi.

O próximo seminário do Abril Verde acontece na próxima sexta-feira, 26, com o tema “O cipeiro e suas atribuições no ambiente de trabalho”. As inscrições para o Seminário dos Cipeiros podem ser feitas no site da Ademi (www.ademi-al.com.br).

Abril Verde – O Abril Verde é uma campanha mundial que tem o objetivo de informar e sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho. Em Alagoas, o Movimento existe desde 2014 e é integrado pelo Sesi, Ademi, Grupo Prevencionistas, MPT, Sesc, Sinduscon, Sintestal, SRT/AL e TRT/AL. O Movimento ainda conta com o apoio da Usina Coruripe e Maceió Shopping.

Compartilhe: