Notícias

Escola Sesi Cambona conquista 25 medalhas na Mostra de Foguetes

Quinta-feira, 20 de setembro de 2018

Das 25, 12 foram de ouro

A Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona, em Maceió, conquistou 25 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). O evento é realizado, anualmente, pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

Os lançamentos foram realizados no primeiro semestre, no Aeroclube de Maceió, mas o resultado da Mostra somente foi divulgado na última terça-feira, 18. A Mostra Brasileira de Foguetes contou com o envolvimento de escolas públicas e privadas de todo o Brasil. Seu objetivo é estimular o interesse dos estudantes pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, de forma lúdica e cooperativa.

No total, a escola do Sesi Alagoas ganhou 12 ouros, 10 pratas e 3 bronzes, divididas entre os níveis 3 (ensino fundamental) e 4 (ensino médio e superior). Os foguetes lançados pelos estudantes são construídos com garrafas pet e propulsionados por reagentes químicos como água, vinagre e bicarbonato. Um deles chegou a alcançar a formidável marca dos 218 metros de distância.

O lançamento é a prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula, reforçando o aprendizado. “Dos nossos 27 alunos que participaram, 25 ganharam medalhas, o que comprova o excelente nível de aprendizado que esta atividade tem proporcionado”, ressaltou Cristina Suruagy, diretora de Educação e Tecnologia do Sesi/Senai.

“Na escola, a preparação dos alunos envolve diversas atividades, que vão desde a construção do conhecimento nas áreas de Física, Química e Matemática para construção dos foguetes, até os lançamentos”, explica a pedagoga do Sesi, Marseille Lessa.

Com as 25 medalhas, a Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes bate seu próprio recorde desde o início do trabalho com o lançamento de foguetes. “Foi um excelente resultado. Começamos em 2014 e, de lá para cá, foram muita conquistas”, destacou o professor de Matemática Urandy Carlos.

 

MOBFOG 2018

Nível 3

Medalhas de ouro

Arthur Luiz de Mendonça Cassiano

Giovana Rossiter Carneiro

Jose Weverton de Morais Macena (Tricampeão)

Kaio Nicolllas Pereira Novaes (Tricampeão)

Lucas de Castro Maraes

Marcondes Marcos de Oliveira Junior

Medalhas de prata

Alice Barbosa

Jose Fernando Cardozo Barbosa

Rosa Alexia Alves Leite

Uverlan Harchofer Garcia Comes Filho

Medalhas de bronze

Pedro Henrique da Silva

Ruam Pablo Ribeiro

Vinicius do Nascimento Tavares

Total de medalhas: 13

Total de participantes: 13

Nível 4

Medalhas de ouro

Jhonatan Alves Amorim

Leonardo Rafael Palacio Santos

Maria Vitoria Torres Medeiros

Pedro Gabriel Souza Cardozo

Pedro Lucas Menezes Raposo

Robsom Mateus Soares Santos

Medalhas de prata

Carlos Eduardo dos Santos Ferreira

Higor Jose Santos Silva

Igor Ventura de Moura Goncalves

Jose Emidio Martins de Lima

Pedro Emanuel Ferreira dos Santos

Samuel Davi Cabral da Silva

Total de medalhas: 12

Total de participantes: 14

Total geral de medalhas: 25

Total geral de participantes: 27

Compartilhe: