Notícias

Escola Sesi Cambona está perto de recorde no lançamento de foguetes

Terça-feira, 29 de maio de 2018

Atividade pedagógica visa despertar interesse por física, astronomia e ciências afins

Os alunos da escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) alçam voos cada vez mais altos na Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Os índices alcançados durante os lançamentos realizados nos dias 11 e 16 de maio, na Vila Olímpica Albano Franco (Cambona) e no Aeroclube de Maceió (Tabuleiro do Martins), podem representar uma marca histórica.

Caso não haja mudanças da tabela da Mobfog em relação à do ano passado, a escola tem a possibilidade de conquistar nove medalhas de ouro, dez de prata e três de bronze. O resultado sai no dia 18 de setembro. “Se conquistarmos essas 22 medalhas será o nosso novo recorde”, comemora o professor de Matemática Urandy Carlos.

Os foguetes são construídos com garrafas pet e propulsionados por reagentes químicos como água, vinagre e bicarbonato. O lançamento é a prática de conhecimentos adquiridos em sala de aula. “São usados conceitos da matemática, física, química, geografia, raciocínio lógico, coordenação motora fina, trabalho em equipe, foco no trabalho e muito raciocino lógico”, reforça Urandy.

Para lançar os foguetes, os jovens precisam se classificar, antes, em uma prova aplicada na escola. A aula prática coroa o aprendizado. “Você sai da sala, vem para cá (aeroclube), aprende na prática e pode aplicar isso em uma prova, em um vestibular, até mesmo no Enem, porque ajuda muito mesmo”, disse Jhonatan Alves Amorim, 15 anos, no 2º ano do ensino médio.

Os resultados foram satisfatórios. No nível 3 (ensino fundamental, do 6º ao 9° ano), o primeiro lugar ficou com a equipe formada pelo alunos José Wevertom, Arthur Luiz e Kaio Nicolas. O foguete lançado pelos garotos atingiu a marca dos 215 metros.

O foguete dos alunos Giovana Rossiter, Eduardo Marcondes e Lucas de Castro chegou aos 187 metros de distância e ao segundo lugar. A terceira colocação ficou com Uverlan e Rosa Alexia, ao alcançarem os 152,5 metros. E em 4º, o foguete da dupla José Fernando e Alice Barbosa, que atingiu os 152 metros.

No nível 4 (ensino médio), outro recorde de distância: 240 metros, alcançado pelo foguete dos alunos Leonardo, Pedro Lucas e Pedro Gabriel. Com essa marca, o time concorre a uma vaga na Jornada Brasileira de Foguetes, a maior competição de foguetes com propulsão a vinagre e bicarbonato do Brasil, que acontece no mês de outubro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

O ranking neste nível segue com Jhonata, Maria Vitória, Robson, com 218 metros; Samuel, Higor e José Emídio, com 188 metros; e os alunos Ygor Ventura, Carlos Eduardo e Pedro Emanuel, com um lançamento de 174 metros.

Mobfog – A Mobfog é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A Mobfog visa a estimular o interesse dos jovens pela astronáutica, física, astronomia e ciências afins, de forma lúdica e cooperativa.

 

Veja alguns lançamentos abaixo:

Compartilhe: