Notícias

Escola Sesi promove simulado da Olimpíada Brasileira de Robótica

Sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Estudantes e equipe pedagógica do Sesi vivenciaram ambiente da etapa estadual da competição

A Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona, promoveu, no último sábado, 16, uma simulação com o objetivo de levar os alunos a praticar os conhecimentos técnicos adquiridos durante o período de treinamento para a prova prática da Olimpíada Brasileira de Robótica – OBR Estadual.

O evento promoveu maior interação dos competidores com a metodologia da Olimpíada a partir da aplicação das regras e características similares ao ambiente da prova. Além disso, os juízes que atuarão na etapa estadual foram convidados à simulação para que esclarecessem eventuais dúvidas.

Na simulação, os alunos precisaram construir robôs e programá-los para que executem tarefas em um ambiente desconhecido. Na atividade, a missão era o resgate de vítimas, que deveriam ser levadas para uma área de segurança a fim de que recebessem atendimento médico. Visando à eficácia, o robô deveria resgatar o maior número de vítimas possível no menor tempo.

Para o aluno Pedro Luiz, do 3º ano de Redes de Computador, a experiência foi inesquecível. “Foi praticamente uma OBR da vida. Pude ver estratégias novas, mentes novas, cérebros novos. Vi o que cada uma das equipes presentes pensava. Quem participará da OBR e participou do preparatório tem uma grande carga de conhecimento”, disse.

Já o professor de Robótica, Eduardo Cerqueira, destacou a praticidade do Prepara OBR e da competição. “Essa é mais uma ferramenta da utilização da matemática, da física, também do raciocínio lógico, programação, onde os alunos conseguem colocar em prática aquilo que eles veem na aula teórica. Estamos tentando classificar algumas equipes do Sesi para a etapa nacional”, concluiu.

Participaram do evento 12 equipes da Rede Sesi de Educação e 8 equipes de escolas convidadas, de ensinos fundamental e médio, da rede pública e da privada, além de uma escola do município de Marechal Deodoro. A prova estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica acontece neste sábado, 23.

Compartilhe: