Notícias

Escolas Sesi/Senai conquistam as duas primeiras colocações no nacional de Robótica

Segunda-feira, 19 de março de 2018

RoboCamb conquistou uma vaga para o torneio internacional que acontece em maio próximo, no Estado do Arkansas, nos Estados Unidos

Os melhores times de Robótica do Brasil foram conhecidos nesse domingo, 18, na cidade de Curitiba-PR. E, assim como na etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League, organizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) em Salvador-BA, teve dobradinha alagoana.

A equipe RoboCamb, da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes (Cambona) e RoboMac, da Escola Sesi/Senai de Maceió (Benedito Bentes), conquistaram, respectivamente, o 1º e 2º lugar na categoria Projeto de Pesquisa. Além do robô, eles apresentaram soluções inovadoras para o uso da água.

Com o resultado obtido na capital paranaense, a RoboCamb conquistou uma vaga para o torneio internacional que acontece em maio próximo, no Estado do Arkansas, nos Estados Unidos. A RoboMac fica com a vaga de 1° suplente para a etapa internacional.

Durante o evento, as equipes se dedicaram bastante, estudaram, foram inovadoras, programaram e desenvolveram o design de robôs de lego e demonstraram que sabem trabalhar muito bem em conjunto.

"Na competição, o espírito de equipe, união e respeito predominam em todos os aspectos, pois cada equipe estava muito feliz de estar ali e passava essa felicidade para outras equipes, fazendo com que o evento tivesse uma energia e alegria muito altas. A experiência adquirida foi muito mais importante que o prêmio", afirmou Gabriel Gomes, de 16 anos, aluno do 2° ano do ensino médio da Escola Sesi Abelardo Lopes.

"O torneio superou todas as minhas expectativas, que serão inesquecíveis. As experiências que eu adquiri, tanto na vida pessoal, quanto profissionalmente, vão ser levadas e utilizadas na minha vida.
Eu percebi o verdadeiro valor da amizade e do trabalho em equipe", acrescentou Evanys Virgínia, de 15 anos, que faz o 2° ano do ensino médio e o curso técnico em Informática para Internet na Escola Sesi/Senai de Maceió.

O professor de Robótica do Sesi/AL, Eduardo Monteiro, comemorou muito o resultado, juntamente com os alunos. Eles chegaram nessa segunda-feira, 19, a Maceió, e já pensam no desafio internacional. "Vamos continuar nos preparando com muita determinação, cada novo desafio é encarado como oportunidades para a nossa melhoria. As equipes das escolas Sesi/Senai têm todo apoio e estrutura para desenvolver seus trabalhos", ressaltou.

Monteiro revela que as escolas Sesi/Senai de Alagoas, mais uma vez, fizeram história no nacional do Torneio de Robótica FLL. "Essa é a nossa terceira temporada e, nas três edições que participamos, conseguimos classificar nossas equipes para a etapa internacional", explica.

Segundo ele, em 2016, a equipe TecMade foi classificada para o Torneio Aberto Europeu em Tenerife, na Espanha. Em 2017, a TecMade novamente carimbou o passaporte com participação no torneio internacional promovido na Dinamarca, onde foi consagrada com o 2º lugar na categoria Design Mecânico do Robô. Neste ano, é a vez da RoboCamb representar o país na competição intenacional.

O TORNEIO

O Torneio de Robótica First Lego League é um programa internacional de exploração científica, que promove o ensino de ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática no ambiente escolar e contribui para o desenvolvimento de competências e habilidades comportamentais para a vida. A cada ano o torneio estimula o trabalho colaborativo, a criatividade e traz desafios do mundo real para os alunos.

Criado em 1998 pela First - uma organização não governamental - em parceria com o Grupo Lego, a competição propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia Lego Mindstorm. No Brasil, desde 2013, o Sesi é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional).

Compartilhe: