Notícias

Escolas Sesi/Senai conquistam primeiros lugares no regional de robótica

Terça-feira, 17 de dezembro de 2019

A equipe Sesi/Senai Robomac, da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, conquistou o 1° Lugar em Design Mecânico. A Sesi Cambtec, da Escola Sesi/Cambona, foi campeã na categoria Processo de Pesquisa

As equipes de robótica da Rede Sesi/Senai demonstraram excelência em todos os quesitos e etapas do Torneio de Robótica FLL, realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, na cidade de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte.

A equipe Sesi/Senai Robomac, da Escola Sesi/Senai do Benedito Bentes, conquistou o 1° Lugar em Design Mecânico. A Sesi Cambtec, da Escola Sesi/Cambona, foi campeã na categoria Processo de Pesquisa.

Aluno da Robomac, João Victor Alves, de 16 anos, considerou a experiência surreal. É isso, segundo ele, que o inspira a continuar competindo com a robótica. “Eu nunca tinha participado, mas cheguei lá, vi outras equipes, animação... Me senti realmente acolhido e que agora posso evoluir muito mais, não só como profissional, mas também como ser humano”, disse.

A equipe Cambtec, da Escola Sesi Cambona, foi classificada para a etapa nacional, denominada Global Innovation, onde disputará uma vaga para torneio internacional com equipes de todo o Brasil.

Para a aluna Laura Lívia, de 14 anos, o bom resultado na competição foi uma das coisas mais marcantes da vida dela. “Esse momento muda vidas, porque, apesar de estarmos indo uns contra os outros, todo mundo quer lhe ver bem, quer lhe ajudar. Assim que nosso resultado apareceu no telão, só pude comemorar”, conta. 

A diretora de Educação e Tecnologia do Sesi e do Senai, Cristina Suruagy, estava cheia de orgulho. “Receber os prêmios de 1ºlugar Design Mecânico do Robô e 1º lugar Projeto de Inovação na etapa regional Rio Grande do Norte só nos enche de orgulho, satisfação e prova o quão amadurecidas estão as nossas equipes e o desempenho dos nossos trabalhos ao longo dos anos. A cada etapa nos aproximando ainda mais dos níveis de excelência em robótica. Isso é fruto do trabalho de uma equipe extraordinária que respira e vive robótica o tempo inteiro”.

O professor de Robótica, Eduardo Cerqueira, alegrou-se em saber que representará Alagoas em mais uma competição nacional, além de ter trazido dois troféus para casa.

“Isso deixa a gente muito feliz porque é resultado de um trabalho duro, um trabalho que conecta os competidores com os professores, com a pedagogia, com a direção da escola, com todos os envolvidos nessa parte de treinamento. E agora a gente tem a certeza de que a nossa rede realmente traz bons resultados na parte educacional, nessa parte de inovação e na parte da robótica”, comemorou.

Outras duas equipes alagoanas, a Sesi/Senai Roboben (Benedito Bentes) e a Sesi Robocamb (Cambona) estão em preparação para a etapa regional que acontecerá nos dias 8 e 9 de fevereiro de 2020, em Salvador/BA.

Compartilhe: