Notícias

Espetáculos do Sesi Bonecos do Mundo encantam 30 mil em Maceió

Terça-feira, 05 de dezembro de 2017

Companhias teatrais vieram de sete países, além de oito estados do Brasil

O maior festival de teatro de bonecos da América Latina foi visto por 30 mil alagoanos, nas apresentações do primeiro desembarque do Sesi Bonecos do Mundo, ao longo da última semana, em Maceió.

O evento, patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/AL), apresentou espetáculos de companhias de sete países – Estados Unidos, Peru, Coreia do Sul, Hungria, Itália, Rússia, além de oito estados do Brasil. Outro destaque importante na programação foi o espetáculo “Alice Live”, que uniu a banda Pato Fu e o grupo Giramundo, no palco, na noite do último sábado, 2.

O Sesi Bonecos lotou o Teatro Deodoro em nove apresentações. Da segunda, 27, à quarta-feira, 29, o público assistiu aos espetáculos no Teatro Deodoro, sempre a partir das 20h. No Teatro, as companhias se apresentaram em duas matinês, para escolas, comunidades carentes e instituições filantrópicas. E à noite, o público, que obteve os ingressos gratuitos, lotou o Deodoro, o mais tradicional teatro alagoano, localizado no Centro de Maceió.

O festival, totalmente gratuito, teve sua apoteose nas tardes e noites do sábado, 2, e do domingo, 3, no Estacionamento do Jaraguá. A área, no bairro do mesmo nome, foi completamente transformada para o festival, que armou 300 toneladas de equipamentos, garantindo a união do tradicional e do tecnológico, nos espetáculos que interagiram diretamente com o público, em clima familiar e sem registro de violência, como ocorreu em apresentações pelo País.

Na terra de Nise da Silveira, que revolucionou a psiquiatria, pacientes do Hospital Escola Portugal Ramalho também tiveram a oportunidade de serem contemplados com espetáculo do Sesi Bonecos do Mundo.

Essa edição fez, ainda, uma homenagem especial ao mamulengo, como patrimônio imaterial da cultura brasileira, cujo ponto alto foi uma exposição com quase 300 bonecos. Boa parte deles do acervo de Magna Modesto, umas das maiores pesquisadoras brasileiras sobre o tema. A mostra traz verdadeiras relíquias cedidas por mestres mamulengueiros.

As apresentações do Sesi Bonecos com foco na inclusão de escolas públicas e de pessoas com deficiência e necessidades especiais também levaram arte para o público dos municípios de Santa Luzia do Norte e Penedo.

De Alagoas, o Sesi Bonecos do Mundo seguiu para Recife (PE), onde inicia nesta quarta-feira, 6, suas apresentações com o espetáculo Alice Live, da companhia Giramundo e da banda Pato Fu, no Teatro de Santa Isabel, e tem programação no fim de semana, no Parque Treze de Maio.

Compartilhe: