Notícias

Exposição fotográfica abre programação do Abril Verde em Alagoas

Terça-feira, 02 de abril de 2019

Mostra, que estará em cartaz até o próximo dia 8, apresenta aspectos singulares da personalidade dos técnicos de Segurança do Trabalho e de suas atuações cotidianas nas atividades de preservação da saúde e segurança de trabalhadores

A exposição fotográfica “Heróis da Prevenção”, lançada na manhã dessa segunda-feira, 1º, no Maceió Shopping, abre a programação do Movimento Abril Verde, em Alagoas. A campanha tem o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância da prevenção e da redução dos acidentes de trabalho.

A mostra, que estará em cartaz até o próximo dia 8, apresenta aspectos singulares da personalidade dos técnicos de Segurança do Trabalho e de suas atuações cotidianas nas atividades de preservação da saúde e segurança de trabalhadores.

Durante a abertura do evento, o instrutor de Saúde e Segurança no Trabalho do Serviço Social da Indústria (Sesi), Walber Pitombeira, ressaltou que a segurança tem que ser uma contribuição de todos. “Tanto empregados como empregadores precisam se engajar na prevenção de acidentes. O Movimento Abril Verde é uma iniciativa que tem se consolidado. A ideia é incutir a cultura da prevenção”, reiterou.

O empresário Paulo Malgueiro representou o Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon) e a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) na solenidade. Ele disse que, no setor da construção civil, há um grande investimento em ações preventivas, muitas delas, em parceria com o Sesi.

“É uma área nômade. Uma hora estamos instalados em um lugar, na outra estamos numa nova obra. Isso dificulta trabalhar a prevenção de acidentes. Nesse sentido a atuação dos técnicos é muito importante. Sempre apoiamos iniciativas dessa natureza”, afirmou.

O lançamento também foi prestigiado pelo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Alagoas, Rafael Gazzaneo, pela juíza do Trabalho Bianca Calaça, gestora Regional do Programa Trabalho Seguro no Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) e por representantes dos parceiros do Abril Verde: Sesi, Ademi, Grupo Prevencionistas, MPT, Sinduscon, Sintestal, SRT/AL, TRT/AL, Sesc, Usina Coruripe e Maceió Shopping.

As ações do Movimento Abril Verde terão continuidade durante este mês.

PROGRAMAÇÃO

No dia 12.04, das 8h30 às 11h50, no auditório da Casa da Indústria, acontecerá o III Seminário Abril Verde, que abordará o tema "Prevenir Acidentes no Trabalho: a opção é sua!". As palestras são direcionadas a empresários, gestores e profissionais das Áreas de Recursos Humanos, Segurança e Saúde no Trabalho. A temática "Desafios do eSocial em segurança e saúde no trabalho" será apresentada por Alexandre Calzado, engenheiro de segurança, perito judicial e assessor técnico do Sesi/AL.

Em seguida, às 10h20, o Grupo Teatral Socioeducativo do Sesi/AL fará uma apresentação sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Às 11h, a última palestra do dia, sobre o tema "Prevenir ou Remediar?", será conferida pela juíza do Trabalho do TRT/AL, Bianca Tenório Calaça, mestre em Direito Público - Ufal, especialista em Direito Público Ceap, Gestora Regional do Programa Trabalho Seguro do Tribunal Superior do Trabalho.

O engenheiro de segurança Alexandre Calzado realizará mais uma palestra no dia 16 de abril, em Arapiraca, também sobre o tema "Desafios do eSocial em Segurança e Saúde no Trabalho". Este evento ocorrerá na Unidade Sesi Senai (Teatro do Sesi) da cidade de Arapiraca, às 9h, Logo após, às 10h20, o Grupo Teatral  Socioeducativo do Sesi/AL realizará mais uma apresentação sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Às 11h, a temática "Vale à Pena Burlar a Lei?" será conduzida por Leandro Carvalho, economista, advogado e auditor-fiscal do Trabalho.

No dia 26.04, às 13h30, no auditório da Ademi (Norcon Empresarial), em Maceió, o auditor-fiscal do Trabalho Elton Machado e o procurador do Ministério Público do Trabalho titular da Coordenadoria de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho, Rodrigo Alencar, apresentarão o tópico "O cipeiro e suas atribuições no ambiente de trabalho". Às 14h30, haverá mais uma esquete teatral do Grupo do Sesi sobre Segurança e Saúde no Trabalho. Às 14h50, será realizada a apresentação de cases. As inscrições para o Seminário dos Cipeiros já podem ser feitas no site da Ademi (www.ademi-al.com.br).

Compartilhe: