Notícias

Sesi Alagoas implanta nova metodologia da Educação de Jovens e Adultos

Quinta-feira, 06 de setembro de 2018

Neste mês de setembro, o Departamento Regional do Sesi está ampliando sua atuação nas etapas do Ensino Fundamental (anos iniciais) e do Ensino Médio na modalidade EJA

Gestores, professores e colaboradores da secretaria escolar participaram de uma formação metodológica sobre a nova Educação de Jovens e Adultos (EJA). A capacitação foi promovida pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), de 28 a 31 de agosto, nas dependências da Escola Sesi Industrial Abelardo Lopes, localizada no bairro da Cambona, em Maceió.

Neste mês de setembro, o Departamento Regional do Sesi está ampliando sua atuação nas etapas do Ensino Fundamental (anos iniciais) e do Ensino Médio na modalidade EJA. Entre as inovações trazidas pelo “Projeto Pedagógico Nova EJA”, desenvolvido pelo Departamento Nacional, estão a valorização da aprendizagem de mundo por meio do reconhecimento de saberes e o incentivo ao uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.

Outro objetivo da instituição é possibilitar a oferta do curso nas modalidades presencial e à distância, com duração de até 12 meses, com a expectativa de aumentar, significativamente, o número de jovens e adultos atendidos pela educação do Sesi.

Durante a semana da formação, as atividades foram conduzidas pelos especialistas Edilene Aguiar, Perla Amorim e Flávio Mares. A palestra de abertura, intitulada “Uma visão contemporânea da EJA: mudança de paradigma”, conduzida pelo professor Genuíno Bordignon, contou com a participação da gerente executiva de Educação Sesi/Senai, Clarisse Barreiros.

Ela destacou a importância dessa mudança metodológica para ampliação da atuação do Sesi em EJA, trazendo ganhos efetivos para o trabalhador e para o segmento industrial.

Segundo Bordignon, “o diferencial desse projeto é a valorização do conhecimento do aluno, desenvolvido pela experiência de vida em espaços educacionais não formais e legitimá-los na escola”. 

“O Sesi/AL tem um papel importante para o Departamento Nacional, no cumprimento do Direcionador Estratégico definido até 2021, devido à sua expertise na oferta e execução da EJA e seu posicionamento e reconhecimento nas indústrias locais, como provedor de excelência dos serviços de educação e saúde”, afirmou a especialista em Desenvolvimento Industrial do DN, Edilene Aguiar.

Compartilhe: