Notícias

Sesi participa de seminário sobre o tema Gestão de Riscos Ocupacionais

Terça-feira, 02 de julho de 2019

Palestra do engenheiro de SST do Sesi, Alexandre Calzado, abriu o seminário

A palestra sobre responsabilidade e atuação em segurança e saúde do trabalho em uma organização, proferida pelo engenheiro de SST do Serviço Social da Indústria (Sesi), Alexandre Calzado, abriu a programação do seminário de "Gestão de Riscos Ocupacionais”. O teatro socioeducativo do Sesi/AL também se apresentou no evento.

As atividades aconteceram na manhã da última quinta-feira, 27, no auditório do Senai/Poço, e foram direcionadas a profissionais, gestores e estudantes de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). O seminário fez parte da programação regional da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Canpat 2019).

Durante a palestra, Calzado falou sobre estratégias corporativas de atuação, estrutura e aplicação de Normas Reguladoras (NR), definições de riscos ocupacionais, indicadores para ações e iniciativas de prevenção e o papel de cada pessoa na segurança do trabalho.

Ele ressaltou que, sem ter indicadores que mensurem ações implantadas na empresas, fica difícil gerenciar. "É imprescindível coletar dados, buscar indicadores, avaliar resultados", afirmou.

O seminário foi realizado pelo Sesi, Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho (SRT/AL), Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait/AL) e Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL).

A ação contou com o apoio do Ministério Público do Trabalho da 19ª Região, do Grupo Prevencionista, do Sindicato da Indústria da Construção de Alagoas (Sinduscon), do Sindicato dos Técnicos de Segurança de Alagoas (Sintestal), da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi/AL) e do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Maceió (Cerest).

Canpat – A Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho abrange um conjunto de ações que visam à promoção de uma cultura de segurança e saúde no trabalho, de cunho essencialmente prevencionista, cuja origem está ligada à Semana de Prevenção de Acidentes do Trabalho, criada em 1953. Em 1971, foi instituída a Canpat, que se tornou de caráter permanente.

Compartilhe: